
In Vila Augusta
Curiosidade

Em Guarulhos, a hoje intensa Avenida Presidente Humberto de Alencar Castello Branco, também conhecida popularmente como Anel Viário, foi até 1965 uma linha de trem. Era o saudoso Tramway da Cantareira, Ramal de Guarulhos.
Por este ramal, era possível sair do centro de São Paulo e chegar até o centro de Guarulhos de trem, vindo pela zona norte da cidade de São Paulo, passando por estações como Parada Inglesa, Tucuruvi e Jaçanã.
A linha não terminava no centro de Guarulhos, ela prosseguia – apenas para militares – até a base aérea de Cumbica. Antes de chegar na estação principal da cidade, ela passava por outras parada como Vila Galvão, Torres Tibagi e Gopouva e Vila Augusta.

Na foto acima, a Estação de Vila Augusta. Ela começou a ser construída em 1915 e foi inaugurada em 1916 e servia para os poucos moradores da região na época e, posteriormente, para os trabalhadores da antiga Indústria Fracalanza que foi construída um quarteirão acima da estação e que foi completamente demolida no final de 2008.
A Estação de Vila Augusta, permaneceu ativa até maio de 1965 quando foi desativada e seus trilhos removidos. A última viagem de trem deste ramal foi bastante triste e testemunhas da época contam que a locomotiva foi levada embora da cidade de Guarulhos com a caldeira ainda quente. A fotografia abaixo, manchete do jornal O Estado de S.Paulo, mostra uma das locomotivas deixando a cidade em um caminhão.

Fonte do texto e imagens: https://saopauloantiga.com.br/estacao-vila-augusta/
Email: agenciacarrossel@hotmail.com
Siga-nos
VivaVila in Vila Augusta. Orgulhosamente criado com Wix.com